top of page

Preparo, dosagem e tempo de uso das ervas medicinais (Chás) 

Infusão a quente (Ervas desidratadas)

* Coloque uma colher de sobremesa de ervas secas (no máximo uma colher de sopa) em um copo de vidro ou pote hermético de 250ml. 

* Esquente a agua numa panela (não ferva) quando a agua começar a subir bolhas para sua superfície desligue o fogo.

* Coloque a agua quente no copo de vidro com as ervas (ou pote hermético) e tampe.

* Deixe o pote tampado (em infusão) por não menos que 3 minutos e não mais que 10 minutos, tempo ideal 5 minutos.

* Após 5 minutos coe e beba

(Use de preferência para esquentar a agua uma panela esmaltada de Ágata)

Infusão a frio - maceração (Ervas frescas)

* Coloque duas colheres de sobremesa de ervas frescas picadas em um copo de vidro de 300ml. 

* Adicione 100 ml de agua (de preferência mineral)  e macere as ervas com um pilão na agua para extrair todo sumo da planta para a agua.

* Complete o copo com mais 150 ml de agua e misture bem.

* Deixe descansar de molho por 30 minutos. (Dica: deixar o copo com as ervas descansando no sol para energizar seu chá de ervas com o prana solar)

* Após 30 minutos coe o preparo e beba.

Recomendo para a maceraçao de ervas um amofariz e um pilao 

Tempo de uso:

*Usar cada tipo de chá por um mês

* Pausar o tratamento por 10 dias

* Continuar o tratamento por mais um mês

* A parada (pausa) de 10 dias entre cada período de 1 mês é importante para desestimular o organismo, e também para impedir possível intoxicação por uso continuo.

Dosagens:

* Adultos e jovens a partir de 16 anos : ​​ 4 xicaras de chá por dia

* Crianças de 10  a 15 anos: 3 xicaras de chá por dia

* Crianças de 2 a 5 anos: 1 xicara de café, 3 vezes ao dia.

* Crianças de 1 a 2 anos: 1/2  (meia) xicara de café 3 vezes por dia

Crianças menores de 1 ano e gestantes não devem tomar nenhum tipo de chá de ervas medicinais

Não esqueça de primeiro fazer a Ativação da energia das ervas da forma que foi ensinado na pagina "Ativação das ervas", antes de realizar o preparo acima, para potencializar o poder curativo de seu chá de ervas.

colheres.webp

Texto: Wellington dos Santos
Imagens: Google

Healing_Site_Blog_Quem_foi_Dr_Bach-960-x-500-px-1_edited.jpg

(Edward Bach )

Início do Novo Trabalho

 

Segundo Nora Weeks, estava se aproximando o momento da descoberta de seu verdadeiro propósito, o encontro das ervas curadoras.

 

1928 foi o ano do nascimento do novo trabalho. Todo o tempo que lhe sobrava, gastava em pesquisa de plantas e ervas, mas nada o satisfazia plenamente. Ponderava  consigo mesmo que os verdadeiros agentes de cura seriam descobertos entre as plantas da natureza, mas pensava também sobre as causas reais da doença.

    

Uma noite, em um restaurante, num jantar em que não se divertia, começou a observar os convidados, atentamente. A semelhança entre alguns deles eram tão próximas que poderiam pertencer à mesma família.

 

Tentou classificá-los nos 7 grupos bacterianos e depois ampliou para os doze tipos. Teve a inspiração durante seus estudos a respeito do tema, de que os indivíduos de cada grupo não sofreriam das mesmas doenças, mas reagiriam da mesma maneira, ou quase, a qualquer doença. 

 

Logo depois, o  impulso de ir a Gales e a descoberta de duas flores, Impatiens e Mimulus, mais tarde, ainda em 1928, descoberta de Clematis. Todas preparadas como as vacinas.

 

Começou a tratar seus pacientes com elas tendo muito sucesso. Sabia que estava para descobrir um sistema de cura totalmente novo, e decidiu abandonar tudo, impaciente por iniciar seriamente suas novas teorias.

 

No início de 1930, Bach deixa Londres, carregando umas poucas malas e algum dinheiro. Parte para o coração de Gales. Ao chegar descobriu que em lugar dos utensílios de laboratório, ele havia trazido uma mala de sapatos. Descobriu logo, que no laboratório da natureza, seus utensílios não seriam necessários, mas os sapatos, sim, nos muitos quilômetros caminhados durante toda a pesquisa.

 

Nesse ano, escreve o Cura-te a Ti Mesmo.

Em maio/julho de 1930, descoberta do Método Solar de preparação dos novos remédios. A partir da observação do orvalho coletado das flores, que aquecido pelo sol, absorvia as qualidades da planta sobre a qual repousava, começou a aperfeiçoar o novo processo.

71JMRznlJbL._SL1500_.jpg
1-sun-method-gorse_edited.jpg

1930 a 1932 – Já utilizando o Método Solar, (vasilha de vidro ou cristal, água de fonte, flores silvestres e a luz do sol) descobre e prepara 12 essências, refazendo as 3 primeiras pelo Método Solar.  Chamou a essas essências de Os 12 Curadores nos 12 estados mentais predominantes:

 

1.Medo; 2. Terror; 3. Tortura mental ou preocupação; 4. Indecisão; 5. Indiferença ou ausência; 6. Dúvida ou falta de coragem; 7. Excesso de controle; 8. Fraqueza; 9. Autodesconfiança; 10. Impaciência; 11. Excesso de entusiasmo; Orgulho ou reserva.

 

1931 – Publica o Cura-te a Ti Mesmo e escreve o Liberte-se, que é publicado em 1932

1933 – Prepara os 4 Auxiliares, florais para estados mentais mais persistentes que os do primeiro grupo,  e publica os 12 Curadores e os 4 Auxiliares.

1934 – Prepara mais 3 essências, completando os 7 auxiliares. Duas delas são preparadas fora da Inglaterra. Vine, preparado na Suiça e Olive na Itália. Publica Os 12 Curadores e os 7 Auxiliares.

1935 – Muda-se para Sotwell, na Inglaterra, aluga uma casa chamada Mount Vernon e pesquisa os 19 últimos florais, todos preparados pelo Método da Fervura, à exceção do White Chestnut.


1936 – Em setembro publica a terceira edição revisada dos 12 Curadores e outros Remédios. Nesse mês completa 50 anos.  Muito enfraquecido, mas sem deixar de trabalhar, vem a falecer em 27 de novembro.

 

Ele formou uma equipe, tendo à frente, Nora Weeks  e Victor Bullen, que continuaram sua obra.  Segundo Nora  em As Descobertas Médicas do Dr. Edward Bach – publicado em 1940:  “Os  anos de sua vida foram curtos, mas,  durante esses cinqüenta anos, trabalhou sem cessar e com apenas um objetivo em vista: encontrar uma maneira pura e simples de curar os doentes. Então, tendo realizado tudo que era possível para ele fazer na Terra, alegremente renunciou a seu corpo físico para continuar seu trabalho em outra esfera, contente em saber que aqueles que tinham estado com ele esforçar-se-iam para difundir o conhecimento das ervas curadoras”.

1978 – Ano do falecimento de Nora Weeks encerrando 45 de absoluta devoção ao trabalho com as essências  florais. Três anos antes Victor Bullen já havia falecido.

 

Bach Centre – Nikie Murray, John Ramsell, Judy Howard . Laboratório Nelson’s

Julian Barnard e as Healingherbs.

 

1978 – Surgiram os  Florais da Califónia, pesquisados, inicialmente, por Richard Katz. Patrícia Kaminsky se encantou com o trabalho e juntou-se a ele e os dois criaram a FES, Flower Essence Society,  empresa de pesquisa e divulgação dos Florais da Califórnia, o segundo sistema floral.

 

A década de 80 viu o surgimento de muitos sistemas florais no mundo: Pacífico, de Sabina Pettitt; Alaska, de Steve Jonhson; Austrália, de Ian White; Deserto, de Cynthia Kemp Scherer; Holanda, de Bram Zaalberg e outros. No Brasil surgem os Florais de Minas, de Breno Marques da Silva e Ednamara Vasconcellos, primeiro sistema brasileiro, e depois os Florais Filhas de Gaia, de Maria Grillo. Na Argentina, as Flores de Raff, de Jorge Raff.

 

Hoje, são quase incontáveis os sistemas florais no mundo inteiro e o Brasil é um dos países onde a pesquisa é muito grande e a Terapia Floral cresce e é cada vez mais difundida.

 

Segundo Bach: “Essa não é a cura do “vocês não devem”, mas sim a do “sejam abençoados”

 

Esta aula “é dedicada a Nora Weeks e Victor Bullen, as colunas Jachin e Boaz do Templo da Cura que Edward Bach trouxe à vida. Juntos, esses dedicados discípulos, trabalharam para a realização da profecia do Dr.Bach: “Este método de tratamento é a medicina do futuro e se espalhará por todo o mundo”. 

¨Possa, este maravilhoso e espiritual sistema de cura descoberto por Edwad  Bach e que Nora Weeks, junto com Victor Bullen propagou, continuar a prosperar sob as bênçãos de Deus, até o dia em que a Árvore da Vida possa revelar suas folhas para a cura de todas as nações”.  (Phillip M. Chancellor – Illustrated Handbook of The Bach Flower Remedies)

Imagens: Google
Texto extraído do site: https://www.conaflor.com.br/historia-da-terapia-floral








 

bottom of page